domingo, 12 de agosto de 2012

Machado de Assis

Combinei com um grupo, ainda no semestre passado, ler o conto A Cartomante, de Machado de Assis, para que depois fosse feito um "estudo" entre nós, a respeito.
Bom, conto lido... risos!

 

Agora, resolvi, então, dar um pouquinho mais de atenção ao autor do conto, Machado de Assis... que foi romancista, contista e poeta, além de deixar algumas peças de teatro e muitas críticas, crônicas e correspondências.

A obra de Machado é dividida em duas fases. A primeira é a FASE ROMÂNTICA (ou de amadurecimento) e a segunda, é a FASE REALISTA (ou de maturidade).

Na primeira, o autor ainda se mostra preso a alguns princípios da escola romântica e, na segunda, define-se completamente pelas ideias realistas. 


Falando sobre o conto A CARTOMANTE: 

Este conto de final trágico, foi publicado em 1896 no livro Várias Histórias.
O livro representa a época em que o autor abandona o Romantismo pelo Realismo.
As caracteristicas dos textos realistas machadianos são introspecção, humor e pessimismo com relação à essência do homem e seu relacionamento com o mundo.
Traição, adultério e paixão permeiam a narrativa da trama de A Cartomante, em que Rita, Camilo e Vilela formam um triângulo amoroso.
Os contos machadianos "retratam a sociedade brasileira daquela época, mostrando ao leitor os costumes e pensamento de uma sociedade. O homem que habita o século XIX, não parece muito diferente de nós, traz em si características que parecem ser comuns a todos os seres humanos _ contradição, inveja, ciúme, traição, vende-se por dinheiro ou qualquer outro interesse imediato e mais interessante. A leitura de seus contos proporcionará ao leitor um mergulho em algumas almas diferentes e curiosas, por exemplo, a misteriosa cartomante. Universos diferentes, diversos, mas bastante comuns, o nada surpreendente a qualquer um que tenha como hábito observar a alma do ser humano." 
( Trechos retirados de http://keylapinheiro.blogspot.com.br/2010/08/cartomante-conto-de-machado-de-assis.html)

Mais?

Leia:
 ANÁLISE DO CONTO:
“A CARTOMANTE” DE MACHADO DE ASSIS

Por: Charles Quirino


Neste primeiro momento, estou lendo a respeito do conto, de Machado, suas obras, visitando trabalhos de outras pessoas também interessadas... postei aqui trechos e "caminhos" de pesquisas feitas por outros, após volto para fazer uma análise minha...

Abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário