quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Teoria e Prática...

Por muito tempo acreditei estar pronta a assumir a realidade de uma sala de aula...

Não falo da realidade teórica, mas a prática em si.

É comum, ao estarmos na faculdade pensarmos que tudo é possível e que tudo que se aprende pode ser aplicado.
Porém, acredito que para isso ocorrer nem tudo depende do aluno que se tem... da sua realidade. Mas, dos recursos que são oferecidos.

E eu não estava pronta para a realidade que encontrei na escola pública.

Sei que parece absurdo isso, mas as realidades são distintas ao tratarmos escola pública e particular, por exemplo.

São desde situações de descaso familiar com os estudos das crianças e jovens à falta de interesse do próprio jovem que se vê desmotivado pela escola que ainda oferece como recurso principal o quadro e o giz.

Contudo, aprendi que tratar o aluno com respeito, sabendo ouví-lo, mostrando interesse por ele, faz diferença no que se refere ao tratamento que se tem dele para conosco muito importante. Pois, o aluno que possui confiança no educador, mostra maior disponibilidade de ouvir e atender ao que for solicitado.


Gosto de estar entre os jovens, e é comum ver o quanto muitos ridicularizam professores por não estarem satisfeitos com sua atuação na sala de aula.

São mudanças que não dependem somente da vontade do profissional, mas da realidade que a escola dispõe... Os recursos que são disponibilizados ainda não são suficientes para atender a demanda tecnológica das crianças e jovens nas escolas.

Continuo observando e aprendendo diariamente... Me tornando mais profissional do que quando assumi meu papel na instituição de ensino a qual faço parte.

E seguimos em frente, sempre buscando ser melhor que ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário