sábado, 9 de janeiro de 2016

Tantos tons que se dão a algumas leituras...

Meus olás de regresso a este cantinho!

A vida por vezes consome tanto que não há espaço para registros escritos, mesmo que em espaço tão precioso!

Mas,  falando outro dia com alguém sobre leituras boas ou ruins, me peguei analisando meu próprio gosto.

Abordávamos a tal "famosa" trilogia de 50 tons de cinza... Quando me posicionei contrária à esta leitura por jovens menores de idade, por ser uma leitura erótica e tal.
Não li o livro inteiro... apenas trechos que de cara demonstraram que não é um tipo de leitura que me atrai.
Então,  fui criticada por não ter lido o livro e estar "tecendo opiniões"... "primeiro lê o livro", me disseram... Pois bem, não vou ler o livro!

Mas questionei a pessoa que comprou a "coleção" e deu de presente...
O que te fez gostar do livro? Tu o leste?
E a resposta surpreendente foi... li partes!

Ah, tá!  Então alguém tão ou mais nu e cru que eu vem querer mudar minha opinião fundamentado em trechos?
Eu tbm li trechos, críticos literários abordando o assunto, inclusive participei de grupos de discussão sobre a leitura em questão...
Mas, discutir ou argumentar pra quê?

Porque a pessoa possa ter se considerado ofendida em seus próprios brios com meu comentário de que há mulheres que recebem de presente livros como estes e se sentem como Ana... "nossa, ele me deu um presente lindo, como ele é lindo!"
Não foi indireta não,  mas se a carapuça servir... Fazer o quê?

Mas o que na verdade pode haver por trás de uma simples leitura? Nada ou tudo.

Livro bom,  pra quem gosta e tem idade pra linguagem vulgar que a leitura apreende. Instintos selvagens e sadomasoquismo que a ingenuidade crê serem salvos apenas com amor.  Oh, o amor!

Amar difere tanto desse livro... amor não é doentio, não persegue,  não maltrata...

O gosto por essa leitura a mim não demonstra aquisição de cultura,  é apenas mais um modismo vendável que pessoas ávidas por consumismo atribuem como "melhor leitura", "excelente aquisição".

Ainda teria inúmeras razões pra não ler estes livros em se tratando do que se pode discorrer sobre a leitura... mas, não sou crítica literária! Deixo isso para os melhores. Rsrs...

Um comentário:

  1. Ao passar pela net afim de encontrar novos amigos e divulgar o meu blog, me deparei com o seu que muito admiro e lhe dou os parabéns, pois é daqueles blogs que gostaria que fizesse parte de meus amigos virtuais.
    Pois se desejar visite o Peregrino E Servo. Leia alguma coisa e se gostar siga, Saiba porém que sempre vou retribuir seguindo também o seu blog.
    Minhas cordiais saudações, e um obrigado.
    António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir